15 de out de 2010

Exposição do Acervo

Começamos a programação do SAC 42 com a Exposição “Acervo”. Composta por obras oriundas dos prêmios Prefeitura e Câmara Municipal, no Salão de Arte Contemporânea, doações, do Grupo Jovem Arte, de artistas e do colecionador Francisco Oliva Stefanovitz que fazem parte dos acervos da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” e da Câmara Municipal.
     Um recorte que abrange diversas edições do SAC descobrindo os seus pontos fortes, suas lacunas e como essas obras adquiridas em momentos diferentes podem dialogar entre si.
     Apesar de não estar exposto em sua totalidade, um ponto forte do acervo é a gravura nos anos 1970, que aparece aqui complementada por gravuras de outras épocas, desenhos e fotografias. Destacamos algumas pinturas significativas e construímos a “Sala Branca” na qual obras diversas são postas em diálogo a partir da presença e da ausência do branco, do gestual e da manualidade.
     A maior lacuna é a ausência de obras do artista piracicabano Ermelindo Nardin, que colaborou intensamente com o SAC desde sua criação.
     Estudar um acervo e destacar seus pontos fortes possibilita a montagem de exposições como esta. Levantar lacunas indica, junto com as questões de guarda, conservação e restauro, diretrizes para uma instituição como a Pinacoteca Municipal. 
artistas participantes:
Vânia Mignone
Mônica Barth
Danillo Villa
Alzira Fragoso Alvarenga
Sandra Lopes
Larissa Glebova Martins
Evandro Jardim
Bassano Vacarini
Leonilson
Siron Franco
Jerônimo Gomes de Oliveira Filho
Cezira Carpanezzi
Claudio Siqueira Caropreso
Marilu Trevisan
Anna Bella Geigeir
Renina Katz
Alex Fleming
Sérgio Fingermann
Alice Grou
Antonio Natal Gonçalves
Zandra Coelho de Miranda Santos
Lairana
Yole De Natali
Alex Cerveni
Bernardo Caro
Luiz Egídio Simoni
Eros Oggi
José Carlos Cesari Ferreira
Alice Shintani
Francisco Biojone
Paulo Pasta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente: